Renderizando em 360 graus para realidade virtual

360 graus para realidade virtual, como renderizar?

A Realidade Virtual veio para mudar a forma como vemos o mundo e como trabalhamos, a partir de uma experiência imersiva, ela pode trazer sensações e respostas mais assertivas do usuário. Renderizando seus projetos em 360 graus e fazendo uso dessa tecnologia, você pode ter melhor feedback de seu cliente e entregar melhor compreensão de projeto. No entanto, para obtermos a melhor experiência, algumas linhas técnicas acerca da Realidade Virtual precisam ser seguidas. O objetivo desse post é agregar mais conhecimento técnico à você, arquiteto e designer de interiores.

1. Proporções da imagem

Para que o aplicativo de Realidade Virtual e para o Facebook fazer a leitura correta da imagem e deixá-la com o aspecto em 360 graus, é necessário seguir a proporção de 2:1, ou seja, a largura da imagem deve ser o dobro de sua altura. Exemplo: 2048 x 1024 pixels. Antes de colocar seu ambiente para renderizar, atente-se à essas proporções, caso contrário, sua imagem ficará distorcida.

2. Tamanho da imagem

Como estamos tratando de smartphones e linha do tempo do Facebook, opte por manter um tamanho de imagem menor, exemplo: 2048 x 1024 pixels, de até 2 Megabytes. Isso irá acelerar o processo de renderização e irá entregar maior fluidez ao apresentar o projeto em um óculos de realidade virtual.

3. Ferramenta de render 360

Para renderizar em 360 graus, precisamos de ferramentas específicas que configurem esse tipo de câmera. A ferramenta que usamos aqui é a VRay, que nos entrega melhor qualidade de imagem e maior leque de opções e filtros.

3.1. Configurando seu VRay para renderizar em 360:

Altura de camera no VRay

Primeiro passo é selecionar a Câmera VRay e deixá-la na altura dos olhos, sempre em linha reta. Cuidado com a inclinação da câmera, como o render será em 360 graus, não há a necessidade de foco

Segundo passo é modificar o tipo da câmera type – Spherical e acione o Override FOV – 360. Como na imagem da direita. Feito isso a câmera irá renderizar em 360 graus, é importante ressaltar que a imagem deverá ser na proporção de 2:1, pois se for usá-la em óculos VR o aplicativo irá utilizar essa constante para aplicar o algoritmo e dar o efeito imersivo.

Imagem renderizada em 360 graus

Imagem renderizada em 360 graus

Configuração VRay

Veja também este artigo sobre render 360

About Willian Machado

Will é analista de sistemas, especialista em desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS. CTO da Inside Places, participa ativamente no desenvolvimento das soluções tecnológicas e das plataformas da empresa.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>