Minha imagem ficou estranha ao visualizar em 360. O que aconteceu?

Imagem estranha ao visualizar em 360. O que pode ter acontecido?

Você enviou seu render para a plataforma VR e ao visualizá-la no aplicativo a imagem pareceu cilíndrica ou pareceu estranha, que falta alguma coisa. Isso pode acontecer se o render que enviou não é um render 360 graus válido – veja as diretivas para renderizar em 360 aqui.

Como é uma imagem 360 válida?

Imagine-se dentro de seu quarto. Quando você se vira, você consegue ver todas as paredes. O render 360 deve se comportar da mesma forma. A câmera/ferramenta utilizada na renderização deve captar todas os lados do ambiente. Aqui na Inside Places, nós utilizamos 3ds Max com VRay em nossos projetos, mas é possível renderizar em 360 utilizando o Sketchup ou qualquer outra ferramenta com suporte a 360.

Render 360 correto

Após o processamento do render 360, a imagem gerada pela ferramenta, se parece com a imagem ao lado. É como se tirássemos fotos de todas as paredes do nosso quarto e emendássemos uma foto na outra:

Note que a extremidade esquerda da imagem, se encaixa perfeitamente na extremidade direita!

Ao enviar a imagem, nosso algoritmo irá calcular os pontos e costurar a imagem, fechando-a. Então o resultado final do processo irá ficar igual ao demonstrado abaixo.

 

 

Um render inválido

Render errado

Note que a imagem ao lado é um render de apenas uma das paredes, e não de um ambiente inteiro. Ou seja, a extremidade esquerda não é equivalente a extremidade direita, ou seja, elas não se encontram. Logo, quando nosso algoritmo tenta fechar os pontos e costurar a imagem, ela irá ficar totalmente distorcida, como pode ver o resultado abaixo:

O que fazer para corrigir?

Você pode fazer as seguintes verificações para corrigir possíveis problemas. Apesar da plataforma fazer uma série de verificações antes de enviar a imagem para ser processada, algumas coisas podem passar. Portanto certifique-se:

  • A imagem é um arquivo 360 válido, ou seja, se você estivesse dentro dessa imagem, você conseguiria ver completamente ao seu redor?
  • A proporção é 2:1 (a largura é o dobro da altura)
  • A extensão do arquivo é correta: Utilize sempre JPEG ou JPG

Se mesmo fazendo essas checagens, o 360 não está se comportando da maneira correta, acesse a plataforma, no menu FAQ e Suporte e nos envie uma mensagem, relatando os problemas encontrados. Entraremos em contato o mais breve possível.


 

About Willian Machado

Will é analista de sistemas, especialista em desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS. CTO da Inside Places, participa ativamente no desenvolvimento das soluções tecnológicas e das plataformas da empresa.

2 Comments

  • Santiago says:
    Aug 2 2018 2:01 am Responder

    Willian
    Voce poderiam inserir no sistema o icone de compartilhamento de midias sociais.
    Fiz um comparativo com umnproduto similar ao de voces e chegei a conclusao que o de vocês é melhor, porém so perdem na opcao de compartilhamento e e opcao tela cheia tanto no Responsivo com a do site
    Poderiam implementar diretamente no tour, sem a necessidade do aplicativo principalmente a do Whatsapp.
    Veja o link do concorrete.

    – link removido por questões de segurança –

    Essas opcoes poderiam ser opcional e a critério do cliente configurar sim ou nao para aparecer no site ou em dispositivos móveis

    • Willian Machado says:
      Aug 2 2018 10:59 am Responder

      Olá, Santiago. Tudo bem? Primeiro, muito obrigado pelo seu feedback! Obrigado pelas sugestões, são muito pertinentes! Vamos levá-las em consideração e repassá-las ao desenvolvimento para que seja implementado na próxima versão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>